Histórico

História da Paróquia

Vamos contar um pouco da história da Paróquia do Menino Jesus.

Por meio de um Decreto de Ereção Canônica, datado de 25 de dezembro de 1966 foi criada a Paróquia, passando assim a Capela do Imaculado Coração de Maria a ter todos os direitos de Igreja Matriz.

No dia 19 de fevereiro de 1967, assume o Padre João Leopoldo de Almeida, como o novo Vigário da Paróquia do Menino Jesus. No dia 26 de fevereiro do mesmo ano foi feito o primeiro batizado da nossa Paróquia, “Após a missa dominical, celebrada às 8:30 horas administramos festivamente o primeiro batizado de uma paróquia. Fizemos questão de repicar sinos e soltar foguetes para a menina Nair, de quatro anos de idade, filha de Benedito Pinto dos Santos e de Dona Maria Benedita Cursino dos Santos”, trecho retirado do livro de tombo da Paróquia.

No ano de 1977, iniciam-se as obras da Igreja Nova no bairro Jardim das Nações, pertencente a nossa Paróquia.

Em 15 de janeiro de 1989, através do Decreto 02/89, a Paróquia do Menino Jesus é desmembrada, dando origem à Paróquia da Sagrada Família. Através do Decreto 03/89, foram desmembradas da Paróquia de Santa Luzia e anexadas à Paróquia do Menino Jesus as comunidades: Imaculada Conceição, na cidade Jardim, Exaltação da Santa Cruz, no bairro da Água Grande e São Pedro, no bairro do Barreiro.

O dia 04 de agosto de 1991, foi muito importante para a Paróquia do Menino Jesus, em solene Celebração Eucarística, presidida pelo Revmo Sr. Dom Antonio Afonso de Miranda, Bispo Diocesano, na Matriz desta Paróquia, o bispo fez o lançamento da “Pedra Fundamental” para a construção da nova Igreja Matriz da Paróquia do menino Jesus.

No período entre 16 de novembro de 1991 e 08 de dezembro de 1991, foi realizada Grandiosa festa do Imaculado Coração de Maria, em comemoração ao Jubileu de Prata da Paróquia do Menino Jesus. As obras da construção da nova Igreja Matriz, entretanto, foram paralisadas em 08 de janeiro de 1992, em virtude dos efeitos da crise econômica que nosso país atravessava, sendo retomada no mês de março do mesmo ano.

No dia 28 de novembro de 1995, foi feito o lançamento da Pedra Fundamental da Capela de São Judas Tadeu, no bairro do Loteamento Ingrid, e no dia 1 de dezembro de 1995, foi a vez do bairro Mato Comprido fazer o lançamento da Pedra Fundamental da Capela de Santo Antonio.



COMPARTILHE ESTA PAGINA


   
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Santuário Nacional lança site do Jubileu de Nossa Senhora

Dia Nacional da Juventude – Missa dia 30 de outubro no Santuário Santa Teresinha

22 de novembro: XVII ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE EVANGELIZAÇÃO E PASTORAL
 
EVENTOS PAROQUIAIS
 
Missa de Corpus Christi

19 de dezembro: Criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Intenções de missa: Aviso para às Missas de 01 e 02 de novembro em nossa Igreja Matriz