Padroeira

O Imaculado Coração de Maria é uma devoção católica que ganhou grande destaque com as aparições de Fátima. Consiste na veneração do coração de Maria, mãe de Jesus.

De acordo com o legado dos pastorinhos de Fátima, foi Nossa Senhora quem, depois de mostrar a visão do Inferno a Lúcia, Jacinta e Francisco, lhes revelou o “Grande Segredo”. Contava a Irmã Lúcia que: “Para Salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração” (in Memórias da Irmã Lúcia). O objetivo único desta devoção ao Imaculado Coração de Maria, é a salvação das almas e a conquista da paz. “Se fizerem o que eu vos disser, Salvar-se-ão muitas almas e terão a paz. A Guerra vai acabar” (in Memórias da Irmã Lúcia). Com estas palavras, Nossa Senhora foi bastante clara no seu pedido, é em vista das almas que toda a sua mensagem destina-se. Também, esta é a missão da Santa Igreja, “Dai-me almas, e ficai com o resto” já dizia Dom Bosco. A salvação das almas e de toda a humanidade é o fim último no que diz respeito a missão da Igreja nesta terra. ”Deus quer que; todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”. (I Tim 2, 3-4)

Em nossa Paróquia do Menino Jesus, a razão da Igreja Matriz ser dedicada ao Imaculado Coração de Maria vem das suas origens, conforme relatos da moradora Sueli, bisneta do antigo proprietário de terras localizadas nestas proximidades. Vindo de Portugal com a comitiva de D. Pedro, este fixou residência em Pindamonhangaba.

De fortíssima tradição católica, trouxe como parte integrante da família a devoção e a imagem do Imaculado Coração de Maria. Conta Sueli que a imagem ocupava um oratório lindo, sempre ornamentado, bem à entrada da casa, onde a família se reunia todas as noites para rezar o terço.

Tempos depois a família veio morar onde hoje é o prédio da Escola Prof. Juvenal (Bairro Independência). Uma cruz e uma pequena capela foram erguidas. A cruz ainda existe, próxima ao escritório paroquial e a construção do reino de Deus é sempre atualizada. Nossa realidade exigiu uma igreja maior e um centro pastoral, que atualmente frequentamos!

Neste momento celebrativo, em que festejamos o Imaculado Coração de Maria, unamo-nos à memória daqueles que por aqui passaram, aos que hoje fazem a história, e às gerações vindouras, para, unidos ao Coração de Maria, proclamarmos a uma só voz: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Bibliografia: -Romilda Rodrigues -Wikipédia



COMPARTILHE ESTA PAGINA


   
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Santuário Nacional lança site do Jubileu de Nossa Senhora

Dia Nacional da Juventude – Missa dia 30 de outubro no Santuário Santa Teresinha

22 de novembro: XVII ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE EVANGELIZAÇÃO E PASTORAL
 
EVENTOS PAROQUIAIS
 
Missa de Corpus Christi

19 de dezembro: Criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Intenções de missa: Aviso para às Missas de 01 e 02 de novembro em nossa Igreja Matriz